Pablo Antunha Barbosa

Pablo Antunha Barbosa (PPGES/UFSB)

Pablo Antunha Barbosa é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Paris X Nanterre (França); tem mestrado em Etnologia e Sociologia Comparada pela Universidade de Paris X Nanterre (França); ambos diplomas tendo sido revalidados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado em Antropologia Social e Histórica pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), França, com período de co-tutela no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN-UFRJ). Realizou pós-doutorado (Bolsa nota 10, FAPERJ) na mesma instituição (PPGAS-MN-UFRJ) entre junho de 2015 e março de 2018.

Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais -Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (CFCHS, IHAC, UFSB). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED, PPGAS-MN-UFRJ) e do Centro de Investigaciones Históricas y Antropológicas (CIHA, Bolívia).

Realizou consultorias para a Fundação Nacional dos Índios (FUNAI) relativas a demarcação de Terras Indígenas do povo Guarani nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Suas principais áreas de pesquisa são: etnologia indígena, antropologia histórica, história da antropologia, história indígena e do indigenismo, etno-historia do cone sul da América, história e antropologia dos povos de língua guarani.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search