Alexandra Barbosa

Alexandra Barbosa (PPGA/UFPB)

Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora e mestre em Antropologia pelo PPGAS do Museu Nacional/UFRJ. Membro do Comitê de Laudos Antropológicos da ABA e assessora da presidência da ABA para laudos periciais (gestão 2015-2016). Desenvolveu pesquisas na Zona da Mata Sul pernambucana, em acampamentos e assentamentos rurais e posteriormente dedicou-se a abordar a relação dos Guarani Kaiowa de Mato Grosso do Sul com o território, tomando em consideração o processo de territorialização sofrido por estes indígenas e os conflitos daí decorrentes.

Atualmente tem os investimentos de pesquisa também voltados aos povos indígenas da Paraíba: os Tabjara, do Litoral Sul, e os Potiguara, do Litoral Norte. Em ambos casos analisa as ações e as relações desenvolvidas no ambiente e no território, enfocando as ecologias domésticas que as movem.

Tem trabalhado em consultorias a órgãos governamentais e não-governamentais (MPF) e na realização de perícias e laudos antropológicos. Integra o LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento) e é líder do GETI (Grupo de Estudos em Território e Identidade). No Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB integra as linhas de pesquisa “Território, identidade e meio ambiente” e “Políticas Sociais e Desenvolvimento”.

Áreas de interesse: Etnologia indígena, Relações interétnicas, Indigenismo e Estudos rurais.

Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search